top of page

Início

Animação

Formação

Finalidade

 

2. Formar por dentro através de um caminho

 

Uma animação sem conteúdos não leva nenhum grupo de jovens cristão à sua meta final. Será um entretenimento presente em tantos outros tipos de grupos...

Para se chegar a uma meta final, que é o objetivo principal de toda a ação pastoral em favor dos jovens (ver no 4º artigo), é necessário:

 

  • um itinerário de formação cristã* que, habitualmente,

  • é iluminado por um tema geral dado pelo Papa

  • e preparado pela equipa diocesana da Pastoral da Juventude.

  • As suas etapas coincidem com o desenrolar de um ano pastoral paroquial/diocesano (ver o itinerário proposto para este ano pastoral 2011/2012).

  • Este itinerário de reflexão necessita de, pelo menos, um encontro mensal para que se possa desenvolver com equilíbrio e continuidade uma proposta.

 

Para que o itinerário formativo dos jovens, num grupo, seja eficaz, a formação do(s) animador(es) é um pressuposto muito importante. Esta formação,

 

  • por um lado, pode acontecer de um modo informal, no encontro com outros animadores (da mesma zona pastoral, por ex.), ajudados pelos padres coordenadores da juventude de cada zona pastoral;

  • por outro, necessita de ser uma formação sistemática, onde se aprofundam temas relacionados com a pastoral da juventude. Oportunamente, o Secretariado Dicoesano desta pastoral promove esta formação específica em 3 fins-de-semana, necessários, nesta diocese, para se receber a nomeação do ministério de animador da pastoral da juventude.

 

__________________________________________

 

* O itinerário de catequese no processo global da evangelização (CEP, Para que acreditem e tenham vida, 2005)

 

 

(1) presença e acolhimento

 

(2) primeiro anúncio

 

(3) catequese/ itinerário

 

(4) comunidade celebrante

 

(5) comunidade missionária

 

Depois do primeiro anúncio é o momento da catequese que solidifica e faz amadurecer o primeiro anúncio. “O momento da catequese é aquele que corresponde ao período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, oferecendo as bases para essa primeira adesão. Os convertidos, mediante um ensinamento de toda a vida cristã e uma aprendizagem devidamente prolongada no tempo, são iniciados no mistério da salvação e num estilo de vida evangélico” (DGC 63). A catequese é, assim, o momento “fundamental” e “prioritário” de evangelização pois lança as bases que podem dar solidez à vida cristã futura (cf. DGC 63- 64). A “Catechesi Tradendae” caracteriza-a como: “iniciação ordenada e sistemática à revelação que Deus fez de si mesmo ao homem, em Jesus Cristo. Esta revelação está conservada na memória profunda da Igreja e das Sagradas Escrituras, e é constantemente comunicada, por uma “traditio” viva e activa, de uma geração a outra” (CT 22).

bottom of page